Planejando
uma atividade com hipertexto ou Internet
Tema: Trabalhando com hipertexto
Conteúdos: Produção textual com
disponibilização da criação de hipertexto
Abragência:
Lingua Portuguesa
Público-alvo:
6º ano
escolar do Ensino Fundamental
Duração: 2 aula
Pré-requisitos
e competências: manuseio
do dicionário, produção colaborativa textual em grupo.
Objetivos:
- Definir
Bullying;
- Elaborar
texto explicitando causas e feitos;
- Pesquisar
sobre o que a lei diz a respeito;
·
Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
- Pesquisar
hipertexto e hiperlink;
Desenvolvimento
Leitura e
Discussão do Texto: O Diário
de Davi Satil: Uma vítima de Bullying
Veja o
texto neste link:
http://silvanosulzarty.blogspot.com/2011/04/o-diario-de-devid-uma-vitima-de-bullig.html
Na
escola, fazemos amigos, brincamos, estudamos e criamos laços afetivos. O que a
escola representa para você?
O que
Davi sentia ao ir para a escola? Explique os motivos que estavam contribuindo
para que ele desejasse mudar de escola?
Que
tipo de Violência acontecia com Davi? Você já passou por situações semelhantes?
Quais?
Qual a
importância do diálogo entre pais x filhos, alunos x professores?
Promover
um diálogo em sala sobre o tema proposto (bullying na vida e na escola). Após
debate, promover a escolha da definição de Bullying, como se dá, onde dá e, se
existe solução cabível para erradicá-lo da vida das pessoas. De forma que
proporcione a interligação das idéias levantadas pelos alunos culminando na
elaboração de um texto coletivo.
Os alunos produzirão o texto geral e serão
acompanhados, para aula explicativa sobre hipertexto e hiperlink, e neste
contexto, navegar na internet utilizando links. Após orientação, com o texto produzido e definido, digitalizar,
transformado o texto em hipertexto disponibilizado através de um link.
Recursos
>Dicionário
>Caderno,
caneta, lápis e borracha
>Computador
com internet
>Livros
e revistas
Avaliação
A forma
apropriada para a avaliação se dará qualitativa e quantitativa dos alunos em
participação e aprendizado durante a socialização do conteúdo debatido e
cumprimento das tarefas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário