terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Planejando atividade com hipertexto


Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

 


Tema: Trabalhando com hipertexto

Conteúdos: Produção textual com disponibilização da criação de hipertexto

Abragência: Lingua Portuguesa

Público-alvo: 6º ano escolar do Ensino Fundamental

Duração: 2 aula

Pré-requisitos e competências: manuseio do dicionário, produção colaborativa textual em grupo.

Objetivos:

  • Definir Bullying;
  • Elaborar texto explicitando causas e feitos;
  • Pesquisar sobre o que a lei diz a respeito;

·         Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

  • Pesquisar hipertexto e hiperlink;

Desenvolvimento

Leitura e Discussão do Texto: O Diário de Davi Satil: Uma vítima de Bullying


 Na escola, fazemos amigos, brincamos, estudamos e criamos laços afetivos. O que a escola representa para você?

 O que Davi sentia ao ir para a escola? Explique os motivos que estavam contribuindo para que ele desejasse mudar de escola?

 Que tipo de Violência acontecia com Davi? Você já passou por situações semelhantes? Quais?

 Qual a importância do diálogo entre pais x filhos, alunos x professores?

Promover um diálogo em sala sobre o tema proposto (bullying na vida e na escola). Após debate, promover a escolha da definição de Bullying, como se dá, onde dá e, se existe solução cabível para erradicá-lo da vida das pessoas. De forma que proporcione a interligação das idéias levantadas pelos alunos culminando na elaboração de um texto coletivo.

Os alunos produzirão o texto geral e serão acompanhados, para aula explicativa sobre hipertexto e hiperlink, e neste contexto, navegar na internet utilizando links. Após orientação, com o texto produzido e definido, digitalizar, transformado o texto em hipertexto disponibilizado através de um link.

 


 

 

Recursos

>Dicionário

>Caderno, caneta, lápis e borracha

>Computador com internet

>Livros e revistas

Avaliação

A forma apropriada para a avaliação se dará qualitativa e quantitativa dos alunos em participação e aprendizado durante a socialização do conteúdo debatido e cumprimento das tarefas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário