quinta-feira, 13 de dezembro de 2012



ESTADO DO MARANHÃO

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA INÊS

CENTRO DE ENSINO ESTADO DE SERGIPE











PROJETO LEITURA PRAZEROSA, ESCRITA FABULOSA

























1 JUSTIFICATIVA



Tendo em vista os resultados apresentados nas Avaliações Extenas de Desempenho Escolar realizadas pelos alunos desta escola, onde apresentaram dificuldades para ler, interpretar e produzir textos, a equipe gestora escolar elaborou este Projeto Ler é Aprender, como busca à soluções de incentivo à prática leitora, uma vez que se faz necessário uma cultura de trabalho pela melhoria do desempenho escolar diante de tais resultados por docentes e discentes.

Com tal Projeto, há de se compreender a necessidade de hábitos de leitura, superação de dificuldades de interpretação e conhecimento de diversos gêneros textuais, bem como o despertar da criatividade, imaginação e a fantasia; sendo assim, durante a socialização da prática de leitura, possibilitar momento de prazer pelo ato de ler e vivenciar experiências de aquisição de conhecimentos aprender a aprender.





2 OBJETIVOS GERAIS

Despertar o gosto pela leitura, de forma com que cada estudante se conscientize da função e importância da leitura para seus estudos e o conhecimento.



2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Permitir aos alunos explicarem livros lidos à comunidade escolar;


ü Reforçar o prazer da leitura pelo esforço de aprender e melhorar os estudos;



ü Incentivar alunos para o hábito da leitura, como ferramenta de sua melhoria cognitiva.



ü Estimular o gosto pelo contar e ouvir histórias;



ü Perceber a leitura como um processo dinâmico;



ü Recriar histórias através de textos orais e escritos.





3 META

Favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinarem sobre as histórias ouvidas, manifestando suas idéias e sentimentos. Reduzindo assim o número de alunos com problemas de ortografia e leitura.



4 METODOLOGIA

O Projeto será desenvolvido através do recontar, reescrever e explicar a leitura feita sobre livros de contos e fabulas contidas em nossa biblioteca e pesquisas na internet. Os alunos, agrupados em 4 ou 5 lêem e um líder explica as histórias lidas dos livros expostos.



5 RECURSOS

Diversos livros de contos e fabulas.

Pesquisas através da internet _ Bibliotecas virtuais.


6 METEDOLOGIA DE AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos alunos, as atividades de produção escrita e oral, atividades de interpretação e outras atividades escritas (fabulas, contos e re-contos) desenvolvidas pelos alunos bem como a atuação dos mesmos, considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário